segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Declaracao de Amor ao Rio Grande do Sul

20 de Setembro de 2008



Por incrivel que pareca, fez um sol maravilhoso em Dublin! O dia todinho!
A funcao ja comecou dois dias antes, quando a Janine resolveu ir comprar carne pra fazer um churrasco no domingo. Acontece que carne boa e barata aqui...... tem, mas eh lah na puta que pariu.
A vontade de improvisar uma picanha era tanta que ela foi buscar a bendita carne.


Sabadao, todo mundo trabalhou, mas depois..... fomos pro Stephen's Green (joga no Google), o maior parque do centro da cidade. Lotado, mas eu disse lotado de gaucho. Parecia que eu estava indo pro Brique em dia de grenal. Em todas as ruas aos arredores do parque tu via alguem de camiseta do inter ou do gremio, segurando uma cuia na mao e falando alto que era uma barbaridade.
Ehhhh, gaucho eh espacoso!
Nao..... gaucho eh orgulhoso!
Chegamos no parque, eu e meu parceiro de aventuras (Vagner, of course) e fomos dar uma lagarteada no sol. Depois chegou a Laura..... e a depois a Janine..... e depois o amigo tudo de bom da Janine (que ateh agora nao sei o nome).


Soh que o amigo da Janine estava indo encontrar uma turma enorme, e pra fechar com chave de ouro ainda estava devidamente pilchado de bombacha, alpargatas e boina. Mas ahhhhhhh!
Bom, como voces ja devem estar imaginando, nos juntamos ao resto da gauderiada.
Tinha bandeira do Rio Grande pra todos os gostos, original, com simbolo do gremio, com simbolo do inter....
Olha, vou confessar que tremeu minhas bases quando me sentei naquela roda. Devia ter umas 10 cuias rolando. E esse sotaque maravilhoso... Ahhh que saudades do meu pampa.


Frases que me soavam bem aos ouvidos:
- Bahhhh
- Capaz!
- Nao te faz, pega um ai!
- Mas que abobado!
- Vai um chimas ai?
- Guri, se tu meter a mao na bomba denovo, vais levar uma biaba na orelha!
- Pia, isso nao eh microfone.
- Te liga que tah quente!
- Mas ahhhhh
- Nao... mas aquele lah eh pia de apartamento.
- Tira essa bandeira podre daqui!
- Mas tche, presta atencao!
- Prova, prova. Se chama Chimarao. Eh uma bebida tipica lah do MEU Estado.
- Mas de que cidade tu eh, guria?
- Eu sou de Porto / de Alegrete / de Caxias / de Rio Grande / de Novo Hamburgo / de Santana do Livramento / de Garibaldi....

Todas as frases com entonacao de ordem.

Mas como eh bom ser gauderia.
Mas como eh bom vir de uma nacao chamada Rio Grande do Sul.
Mas como eh bom ver a gurizada batendo a mao no peito da camiseta do time do coracao.
Mas como eh bom ser culto, e saber da historia do seu Estado.
Mas como eh bom saber cantar o hino do seu Estado.
Nao eh pra qualquer um nao.... o resto desse pais nao tem esse amor todo pela sua terra. Talvez os baianos sintam algo parecido, mas por motivos diferentes...

Eu sempre disse que eu sou MUITO bairrista, mas neste dia percebi que posso rodar o mundo, mas nunca vou esquecer do por do sol como o do Guaiba, dos parreirais da serra, dos campos interminaveis da campanha e daquela estrada reta e cheia de caminhao que eu fazia pelo menos uma vez por semana pra Pelotas. Rsrsrsrsrs




Eh obvio que tinha gente que nao era do sul.

Para os demais brasileiros rolava a tentativa de explicar o porque o 20 de setembro eh mil vezes mais importante que o 07 de setembro. Ohhhh povo manco neh. Nao sabe nada de historia do seu pais.

Para os estrangeiros..... era mais facil explicar assim:

- Sabe o Ronaldinho? Pois eh, veio do meu time. Jogava no Gremio!

- Sabe o Pato? Pois eh, veio do meu time. Jogava no Inter!

- Ahhhh, eh que teve uma epoca em que nos tentamos nos separar do resto do pais..... Ehhhh, nao deu certo. Mas pra tu ver neh, que nao eh qualquer povo que sai pra rua pra comemorar a batalha perdida! Tem que ter cuiao! Rsrsrsrsrs



No domingo a noite rolou a tal da picanha na casa da Janine. Nao deu pra ser churrasco, teve que ser no forno mesmo, mas nao tem problema o que vale eh a intecao!

Melhor que aquela carne, soh aquela salada de maionese que minha amiga fez..... nossa, pra todos os gostos: soh com batata, com batata e ovo, com batata milho e ervilha.

Adivinha? Claro que eu comi as tres neh.



Entao eh isso, segue minha homenagem a esta terra amada!








Como a aurora precursora do farol da divindade,

Foi o vinte de setembro o precursor da liberdade.


Mostramos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra;


Sirvam as nossas façanhasde modelo a toda a terra.

Entre nós revive Atenas para assombro dos tiranos;


Mas não basta ser livre ser forte, aguerrido e bravo

O povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.

2 comentários:

Santiago P.D. disse...

Mas aaaaaaa gauderiada!!!
É bom demais ser gaúcho, não é?
Ainda mais quando se está fora. Eta orgulho tchê.

O melhor foram as frases hehehe muito engraçado.

Bom mesmo foi ganhar esse Grenal. 4 x 1... hauhauhuahua!

H. K. disse...

Pelamordedeus, já passou mais de um mês e nada de novo por aqui.
Tudo bem que nos falamos a cada ano no msn, mas gosto de ler teus textos.
Saudades master.